O Núcleo de Estudos em Comércio Exterior (NUECE) é um espaço dedicado à pesquisa e ao aprimoramento acadêmico dos alunos do curso de Bacharelado em Comércio Exterior. Com foco na investigação científica e na formação de competências essenciais para a área, o núcleo promove estudos em temas como economia internacional, logística, meio ambiente, sistemática operacional e prática financeira. Além de incentivar a produção de conhecimento, o NUECE busca fortalecer a formação dos estudantes por meio do desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia intelectual e do aprofundamento em métodos científicos e quantitativos. A participação ativa no núcleo contribui também para a redução dos índices de retenção e evasão, que muitas vezes estão relacionadas à dificuldade dos alunos com conteúdos matemáticos e estatísticos, fundamentais para a análise e tomada de decisão no comércio exterior.
Confira os estudos do núcleo:
Competitividade das exportações de arroz de Santa Vitória do Palmar (RS) - 2010-2024
a definir (bolsista de IC-FAPERGS), Lívia Madeira Triaca
O objetivo projeto é mensurar a evolução da competitividade internacional do arroz (HS 1006) produzido em Santa Vitória do Palmar entre 2010-2024, comparando-a ao desempenho médio do Rio Grande do Sul; para tanto, estima-se (i) o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR), (ii) o Índice de Orientação Regional (IOR) para o Mercosul, e (iii) os indicadores Grau de Abertura Comercial (GA) e Coeficiente de Dependência das Importações (CDI), além de identificar destinos principais e relacionar oscilações dos índices a choques cambiais, climáticos ou logísticos.
Um estudo da movimentação portuária do porto de Rio Grande no período de 2010 - 2023
Maria Eduarda Guedes (bolsista de IC-FAPERGS), Lívia Madeira Triaca
O estudo da movimentação portuária do Porto de Rio Grande é de suma importância devido ao papel crucial que este porto desempenha no contexto econômico e logístico da região e do país como um todo. O Porto de Rio Grande é um dos principais terminais marítimos do Brasil, sendo responsável por uma parcela significativa do comércio internacional do país, especialmente no que diz respeito às exportações de produtos agrícolas e industriais. Este projeto busca compreender e analisar as dinâmicas e as tendências da movimentação portuária ao longo de um período de treze anos, 2010-2023, englobando momentos de estabilidade econômica, períodos de crescimento e eventuais crises. A análise detalhada desses dados permitirá não apenas identificar os fatores determinantes para as flutuações na movimentação de carga, mas também fornecerá insights valiosos para o planejamento estratégico e o desenvolvimento futuro do Porto de Rio Grande, contribuindo assim para o aprimoramento das operações portuárias e para o fortalecimento da economia regional e nacional.
O comércio exterior de soja do Brasil e os efeitos da crise comercial entre China e EUA
Lucimar Silva Da Silva, Ricardo Aguirre Leal, Rafael Mesquita Pereira
Como um dos grandes produtores mundiais de commodities, o Brasil consolidou a soja como seu principal produto exportado, o que o tornou o maior produtor e maior exportador mundial deste grão. Neste contexto, o seu principal importador é a China, que passou a ter um papel muito relevante nos últimos anos. Diante da guerra comercial ocorrida em 2018 entre a China e os EUA, o presente trabalho tem por objetivo principal verificar as consequências deste evento sobre as exportações brasileiras de soja, analisando as ações de cada um destes países neste cenário e as séries históricas do comércio entre eles. Para isso, são calculados os índices de Saliência, Simetria e Interdependência, com o intuito de quantificar como o embate comercial sino-americano afetou o nível de dependência comercial entre China e EUA e, consequentemente, entre Brasil e China, no segmento da soja. Em geral, os resultados indicam uma intensificação do comércio entre Brasil e China, especialmente após o início da crise comercial entre chineses e norte-americanos, bem como sugerem um aumento da interdependência e simetria comercial na relação sino-brasileira.
Trabalho apresentado no no XXVII Encontro de Economia da Região Sul
Trabalho publicado na Revista Economia e Agronegócio
Análise do impacto da pandemia do COVID-19 no comércio exterior brasileiro
Luane Bianchini Barreto, Ricardo Aguirre Leal, Lívia Madeira Triaca
O presente trabalho tem como objetivo examinar os efeitos da pandemia COVID-19 no comércio exterior brasileiro através de índices econômicos, utilizando o teste de Chow para detectar quebras estruturais nas séries temporais. Foram analisados os índices de preço e quantum, grau de abertura total e PIB real para o período de 2018 a 2023. Os índices mostraram que, embora o Brasil tenha sofrido impactos iniciais significativos, o comércio exterior demonstrou resiliência, especialmente devido à forte demanda por commodities e bens essenciais. O teste de Chow rejeitou a hipótese nula e confirmou a presença de quebras estruturas no PIB real e nos índices de preço e quantum, evidenciando a vulnerabilidade do país a crises globais. Estes resultados destacam a necessidade de diversificar e reforçar a capacidade de recuperação do comércio nacional para reduzir o impacto de futuras crises no mercado internacional. A análise contribui para o entendimento dos efeitos econômicos da pandemia e destaca a importância de estratégias que reduzam a dependência de produtos de baixo valor agregado e fortaleçam a posição do país perante choques externos e instabilidades globais.
Trabalho apresentado na 23ª Mostra da Produção Universitária
Desempenho das exportações gaúchas frente ao mercado nacional entre 2000 e 2022
Ana Júlia Machado de Freitas (bolsista de IC-FAPERGS), Lívia Madeira Triaca
O presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho das exportações gaúchas frente ao mercado nacional. Para tanto, serão coletados dados referentes às exportações do estado do Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2022, bem como informações sobre o mercado nacional. A análise será realizada levando em consideração fatores como a participação do estado no mercado internacional, os principais produtos exportados, os destinos das exportações, bem como a concorrência com outros estados brasileiros. Os resultados a serem obtidos permitem avaliar a competitividade do estado em relação a outros estados brasileiros, identificar possíveis obstáculos à expansão das exportações e, por fim, identificar oportunidades de crescimento e diversificação dos produtos exportados. Em suma, a análise do desempenho das exportações gaúchas é fundamental para o planejamento e implementação de políticas públicas que visem a promoção do comércio exterior e o fortalecimento da economia do estado e do país como um todo, dado que o estado do Rio Grande do Sul é um dos principais estados exportadores do país e, portanto, o desempenho de suas exportações tem um impacto significativo na economia nacional como um todo.
Trabalho apresentado na 23ª Mostra da Produção Universitária
Análise das medidas não-tarifárias praticadas por China e Estados Unidos sobre as Exportações brasileiras do complexo de carnes
Pâmela Soares Vasconcelos, Rafael Mesquita Pereira
O presente trabalho analisa as medidas não tarifárias impostas pela China e pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras do complexo de carnes (bovina, suína e de frango). A partir do cálculo dos índices de cobertura e de frequência para o período que compreende os anos de 2011 a 2022, realiza-se uma análise através da quantidade de notificações e punições aplicadas referentes a incidência de 12 tipos de medidas não tarifárias sobres os produtos do setor. Os resultados revelam uma quantidade significativa de notificações, sobre especialmente as carnes bovina e de frango, indicando medidas sanitárias e fitossanitárias como principais justificativas. Além disso, a análise apontou uma possível incoerência entre o número de notificações e as punições efetivas, sugerindo a necessidade de revisão e maior eficácia nas ações do Órgão de Soluções de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Trabalho apresentado no XXVII Encontro de Economia da Região Sul
Entre permanência e evasão: percepção discente sobre o bacharelado em comércio exterior da FURG
Guilherme Borges Faturi, Ricardo Saraiva Frio
O presente trabalho tem como objetivo analisar as motivações e percepções dos discentes do curso de Comércio Exterior da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com foco nos fatores que influenciam sua permanência ou evasão. Este trabalho representa uma pesquisa de dados primários. A evasão é um fenômeno de múltiplos fatores, divididos principalmente em internos e externos. A evasão se torna mais preocupante à medida que o mercado de trabalho cresce e necessita de profissionais graduados e qualificados. A metodologia utilizada foi um questionário online aplicado exclusivamente aos discentes atuais, abrangendo aspectos como perfil socioeconômico, motivações para ingressar no curso, percepções sobre a adequação das disciplinas às expectativas acadêmicas e demandas do mercado de trabalho. Os resultados revelaram que a maioria dos respondentes possui uma percepção positiva sobre o curso e a instituição, destacando-se a qualidade do corpo docente e a singularidade do bacharelado oferecido pela FURG. No entanto, desafios relacionados à infraestrutura do campus e à adequação da grade curricular foram identificados como pontos de melhoria. O questionário também identificou o risco de evasão que o curso enfrenta atualmente. Assim, o estudo contribui para a compreensão das dinâmicas que impactam a experiência dos estudantes e fornece análises para futuras intervenções institucionais que visem a redução da evasão e ao fortalecimento da permanência acadêmica.
Uma análise da influência do modal de transporte rodoviário na competitividade logística das principais commodities nacionais
Ana Júlia Machado de Freitas, Ricardo Saraiva Frio
Este trabalho analisa a influência do modal rodoviário na competitividade logística das principais commodities nacionais entre 2014 e 2024, utilizando o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) e o Indicador de Participação Relativa (PR). A pesquisa destaca a importância desse modal na movimentação de mercadorias no Brasil, devido à sua flexibilidade e acesso porta a porta, essenciais para o escoamento de produtos agrícolas e minerais. Apesar das limitações, como infraestrutura deficiente, altos custos operacionais e vulnerabilidade a condições climáticas adversas, o transporte rodoviário permanece predominante no escoamento de commodities, representando uma parcela significativa do transporte nacional. O estudo investiga sua concentração e a dependência do modal rodoviário em produtos como soja, petróleo, minérios, carne e cereais, analisando alguns benefícios e desafios envolvidos. Os resultados demonstram que, apesar dos obstáculos, o modal rodoviário é crucial para a competitividade das exportações brasileiras. Além disso, a pesquisa ressalta a necessidade de uma abordagem multimodal que integre diferentes formas de transporte, visando maior eficiência e redução de custos. Por fim, o estudo reforça a importância de investimentos em infraestrutura e políticas públicas para modernizar o sistema logístico nacional.
Participação do e-commerce na internacionalização de empresas: revisão de literatura
Nieli Blota Martins, Rafael Mesquita Pereira, Ricardo Saraiva Frio, Lívia Madeira Triaca
O objetivo central do presente trabalho é analisar a participação do e-commerce no processo de internacionalização das empresas. Para isso, é realizada uma extensa revisão da literatura teórica e empírica que cercam estes temas, tanto separadamente como em conjunto, com o intuito de construir o entendimento sobre as condições necessárias para a implantação do e-commerce, suas vantagens e desvantagens. Ainda, é apresentada uma breve contextualização do cenário brasileiro no âmbito da internacionalização das empresas e da utilização do e-commerce no país. Em geral, a literatura investigada sugere que o comércio eletrônico impacta mais positivamente que negativamente na internacionalização das empresas e, além disso, pode ser um fator de aceleração nesse processo.
Trabalho apresentado no 13º Fórum Internacional Ecoinovar
Competitividade da indústria automobilística do Brasil: uma análise dos veículos leves
Renata Cristina Andrade do Nascimento, Rafael Mesquita Pereira
Este trabalho tem como objetivo principal analisar a competitividade da indústria automobilística brasileira de automóveis leves e suas partes no mercado internacional. Para este fim, a partir de dados do portal Comex Stat, vinculado ao SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), e do UN Comtrade (The United Nations Comtrade), será calculado o Índice de Vantagens Competitivas Reveladas (CR) com o intuito de verificar o comportamento da competitividade da mencionada indústria e seus segmentos entre os anos de 2000 e 2020. Em geral, os resultados indicam que o setor automobilístico brasileiro apresentou vantagens competitivas reveladas apenas no período inicial de análise. Em relação aos automóveis leves e suas partes, verificou-se competitividade revelada apenas no segmento de chassis do país, enquanto as demais partes, peças, acessórios e carroçarias, apresentaram desvantagem competitiva revelada durante grande parte dos anos analisados. Estes resultados indicam, então, que nos últimos anos o setor automobilístico de automóveis leves do Brasil apresentou desvantagem competitiva no mercado internacional, em geral.
Trabalho publicado na revista Economia e Desenvolvimento
A competitividade dos vinhos brasileiros: uma análise para o período de 2010-2020
Isabella Cardoso Araújo, Lívia Madeira Triaca, Rafael Mesquita Pereira, Ricardo Saraiva Frio
Nas últimas décadas é possível observar um crescimento no setor vitivinícola brasileiro, que veio se desenvolver além das regiões tradicionais para locais com situações edafoclimáticas e métodos de cultivos não convencionais. Juntamente a este processo têm-se uma maior abertura do Brasil ao comércio internacional que vêm trazer consigo mais competição no mercado e um consumidor mais rigoroso, dessa forma levando o produtor nacional a fabricar um produto de maior qualidade. O objetivo do presente trabalho é de realizar uma análise geral sobre a dimensão e os fatores que influenciam o desenvolvimento e a produção dos vinhos finos no Brasil, e ademais busca analisar a participação do produto doméstico no mercado internacional e sua posição no mesmo. O trabalho baseia-se na pesquisa quantitativa e sua metodologia se consiste na análise descritiva e utilização dos índices de Posição Relativa de Mercado, Vantagem Comparativa Relevada Simétrica, Indicador de Desempenho e Taxa de Cobertura. A pesquisa veio demonstrar que, o panorama geral do mercado de vinhos brasileiro, quanto sua inserção e competição internacional, não obteve resultados favoráveis as exportações e participação no mercado, por sua vez evidenciando um perfil nacional fortemente importador.