O grupo de extensão "Estudos Aplicados em Economia Internacional" visa aprimorar o conhecimento dos alunos do curso de Comércio Exterior, extensivo aos estudantes de Relações Internacionais, ao elaborar índices de comércio internacional que permitem averiguar a posição do Brasil no mercado globalizado de bens e serviços. Esses índices permitem ao aluno conhecer limitações, impasses e potenciais a serem desenvolvidos pelo país.

Através do presente projeto, os alunos deverão relacionar a teoria aplicada em sala de aula aos resultados obtidos afim de fornecer avaliações coerentes e atualizadas. Os trabalhos serão supervisionados por professores e ao fim de cada trabalho, o mesmo deverá ser submetido em eventos e/ou revistas de interesse. Dessa forma, o grupo será um elo entre a comunidade universitária e a sociedade em geral, possibilitando aos alunos a experiência da pesquisa, em sua área de abrangência. Não há no Brasil um grupo de estudos que visa fornecer, especificamente, informações sobre os indicadores relacionados ao comércio internacional, logo, com esse projeto é possível levantar certa visibilidade ao curso de Comércio Exterior da FURG.

É proposto um grupo que reúne alunos com interesse em trabalhar com a aplicação de métodos relativos ao comércio internacional, sob orientação dos professores, aprimorando seus conhecimentos em técnicas comumente utilizadas na execução de relatórios e pesquisas concernentes na área. O conhecimento do comportamento e tendências internacionais é essencial para compreender o cenário econômico como um todo, contextualizando a posição brasileira em relação a competitividade dos produtos nacionais, sendo possível identificar possíveis entraves e estímulos enfrentados pelos produtores brasileiros ao competir com suas mercadorias no mercado internacional.

Vale ressaltar que o Brasil é uma economia primária-exportadora e que o agronegócio brasileiro é responsável por mais de um quarto do pib nacional, segundo metodologia do CEPEA (2019). Entretanto, o país apresenta potencial para desenvolver sua indústria e expandir o percentual de produtos com alto valor agregado no comércio exterior. A diversificação a pauta exportadora brasileira é essencial para o desenvolvimento econômico  do país e é vista como debate na agenda governamental de forma recorrente, sendo discutida com agentes econômicos ligados a setores diversos. Porém, antes de recomendar políticas para tal, é relevante conhecer os índices de comércio brasileiro e compará-los com os indicadores dos demais países, afim de posicionar o Brasil diante de outras economias num contexto globalizado.

O curso de Comércio Exterior, em diálogo com os cursos de Relações Internacionais, no âmbito de suas atribuições, é capaz de oferecer um arcabouço metodológico e teórico que vai ao encontro da problemática descrita. Através de estudos aplicados é possível fornecer à sociedade detalhes sobre a atuação brasileira no mercado internacional e compará-la num horizonte temporal. Para a elaboração dos índices são utilizadas estatísticas nacionais e mundiais dispostas em uma diversidade de fontes de dados. Entre elas, cita-se o Banco Mundial, para obtenção de dados internacionais; e o portal Siscomex, para dados brasileiros, entre outros. A metodologia é pautada nos indicadores de comércio internacional provenientes da literatura. A pesquisa é contínua e seus resultados consistem na elaboração de artigos de caráter científicos e/ou técnicos que deverão ser submetidos em eventos e revistas específicas.