Na iniciativa The Great Reset (2020) do Fórum Econômico Mundial são propostas ações para "emergir desta crise um mundo melhor". "As mudanças climáticas podem ser o próximo desastre global, com consequências ainda mais dramáticas para a humanidade. (Klaus Schwab, fundador do FEM)

"The Great Reset será o tema de uma cúpula gêmea única a ser convocada pelo Fórum Econômico Mundial em janeiro de 2021. A 51ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial reunirá líderes globais de governo, negócios e empresas. sociedade civil e partes interessadas de todo o mundo em uma configuração única que inclui diálogos presenciais e virtuais." (idem)

Veja aqui informações sobre esta iniciativa, que se une a outras vozes de renovação e potencialmente farão parte nos próximos meses.


Klaus Schwab sobre a iniciativa (fonte):

"A agenda do Grande Reinício teria três componentes principais:

  • O primeiro direcionaria o mercado para resultados mais justos. Para esse fim, os governos devem melhorar a coordenação (por exemplo, nas políticas tributária, regulatória e fiscal), atualizar os acordos comerciais e criar as condições para uma "economia das partes interessadas". Em um momento de diminuição da base tributária e do aumento da dívida pública, os governos têm um poderoso incentivo para realizar essa ação. Além disso, os governos devem implementar reformas há muito vencidas que promovam resultados mais equitativos. Dependendo do país, isso pode incluir alterações nos impostos sobre a riqueza, a retirada de subsídios aos combustíveis fósseis e novas regras que regem a propriedade intelectual, o comércio e a concorrência.
  • O segundo componente de uma agenda do Great Reset garantiria que os investimentos promovessem objetivos compartilhados, como igualdade e sustentabilidade. Aqui, os programas de gastos em larga escala que muitos governos estão implementando representam uma grande oportunidade de progresso. A Comissão Européia, por exemplo, divulgou planos para um fundo de recuperação de 750 bilhões de euros (US $ 826 bilhões). Os EUA, China e Japão também têm planos ambiciosos de estímulo econômico. Em vez de usar esses fundos, bem como investimentos de entidades privadas e fundos de pensão, para preencher falhas no sistema antigo, devemos usá-los para criar um novo que seja mais resiliente, eqüitativo e sustentável a longo prazo. Isso significa, por exemplo, construir infraestrutura urbana “verde” e criar incentivos para que as indústrias melhorem seu histórico de métricas ambientais, sociais e de governança (ESG).

  • A terceira e última prioridade de uma agenda do Great Reset é aproveitar as inovações da Quarta Revolução Industrial para apoiar o bem público, especialmente abordando os desafios sociais e de saúde. Durante a crise do COVID-19, empresas, universidades e outras se uniram para desenvolver diagnóstico, terapêutica e possíveis vacinas; estabelecer centros de teste; criar mecanismos para rastrear infecções; e fornecer telemedicina. Imagine o que seria possível se esforços conjuntos semelhantes fossem feitos em todos os setores."

O anúncio do Grande Reinício foi feito pelo Príncipe Charles, de Gales, e o Professor Schwab durante uma reunião virtual, seguida de declarações do Secretário-Geral da ONU António Guterres e da Diretora-Geral do FMI Kristalina Georgieva.

Nesta reunião, suas declarações foram apoiadas por vozes da sociedade global, incluindo:

  • Ajay S. Banga, CEO da Mastercard, EUA;
  • Ma Jun, presidente do Comitê de Finanças Verdes da Sociedade Chinesa de Finanças e Bancos e membro do Comitê de Política Monetária do Banco Popular da China;
  • Bradford L. Smith, Presidente da Microsoft, EUA;
  • Nick Stern, presidente do Instituto de Pesquisa Grantham sobre Mudança Climática e Meio Ambiente, Reino Unido.

No período que antecede a Reunião Anual, o Fórum sediará uma série virtual, Os Grandes Diálogos de Redefinição. Esses diálogos são uma iniciativa conjunta do Fórum Econômico Mundial e do Príncipe Charles.


Reunião de anúncio, ocorrida no dia 03 de junho:

(Se achar necessário, habilite a legenda e tradução automática)

> Veja mais informações sobre The Great Reset aqui e aqui.