Fonte Blog IBRE FGV
O BLOG DO IBRE é o novo canal de comunicação do Ibre, think tank de política econômica e políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas. O objetivo do blog é refletir e documentar a intensa discussão de ideias no interior do Ibre, de forma ágil e sintonizada com o debate e com a sucessão de eventos da vida nacional. Com participação de toda a nossa equipe de pesquisadores, e eventual contribuição de interlocutores externos, o BLOG DO IBRE se propõe a ser um fórum de discussão em alto nível de política econômica, mas em linguagem acessível ao público bem informado. O blog é voltado principalmente para a agenda brasileira, mas sem excluir temas relevantes do cenário global. (Fonte: link)
O Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) foi criado em 1951. É a unidade da Fundação Getulio Vargas (FGV) que tem por missão pesquisar, analisar, produzir e disseminar estatísticas macroeconômicas e pesquisas econômicas aplicadas, de alta qualidade, que sejam relevantes para o aperfeiçoamento das políticas públicas ou da ação privada na economia brasileira, estimulando o desenvolvimento econômico e o bem-estar social do país.
Desde a sua criação, o IBRE desenvolve estudos socioeconômicos, pesquisas, análises e diversos indicadores baseados no levantamento de dados econômicos, financeiros e empresariais. Entre as estatísticas econômicas produzidas pelo IBRE destacam-se os índices de preço e os indicadores de tendências e ciclos de negócio, de ampla utilização por estudiosos, analistas da economia brasileira e gestores na esfera pública e privada. (Fonte: link)
-
O ambiente externo continuará sendo benéfico para o Brasil?
A fase atual, com a postura austera do Banco Central, é de engajamento na luta para reduzir a inflação. Nesse sentido, parece claro que o ambiente externo tem ajudado, a começar pelo comportamento das cotações das commodities, que recuaram.
É sempre difícil identificar até que ponto o ambiente internacional beneficia ou prejudica o desempenho econômico brasileiro. Em tese, o quadro internacional ideal para um país como o Brasil é aquele em que a economia mundial apresente excelente performance, ou seja, cresça em ritmo acelerado. Quando isso acontece, os preços das...
-
Relações comerciais extraterritoriais por região e UF: Região Centro-Oeste
Centro-Oeste se destaca como grande exportador de produtos agropecuários, principalmente para a China. Nas importações, região é altamente dependente na oferta de produtos característicos da transformação, que vêm de outras regiões do País.
Introdução
Neste texto, quarto da série de seis textos[1] sobre a corrente de comércio regional, aborda-se a relevância das transações comerciais da Região Centro-Oeste com as demais do país e com o resto do mundo. Além da região, foram analisadas as transações comerciais extraterritoriais de cada uma de...
-
Sobre o novo modelo de crédito imobiliário
O CMN anunciou o Novo Modelo de Crédito Imobiliário. No médio prazo, o novo modelo cria uma regulamentação mais estrita para o funding, em um momento de grande incerteza. Um período de avaliação torna-se essencial para evitar problemas no setor.
Em 10 de outubro, o governo lançou o “Novo Modelo de Crédito Imobiliário” e medidas para ampliar o acesso da classe média à casa própria, em evento na Presidência da República[1]. Foram publicadas duas Resoluções do CMN (Resolução nº 5.154 e Resolução nº 5.255) e uma resolução do BCB (Resolução nº 512), fruto de reuniões...
-
IA e desigualdade de gênero: o risco de reforçar diferenças históricas no mercado de trabalho
Apesar dos avanços em infraestrutura e talentos em IA, Brasil tem maior desequilíbrio de gênero entre 48 nações. Stanford AI Index 2025 e LinkedIn revelam baixa participação feminina no País, ampliando desigualdades e limitando potencial inovador.
A partir de dados do Stanford AI Index 2025 e do LinkedIn, construímos o HGC IA (Hiato de Gênero da Concentração em Inteligência Artificial), que coloca o Brasil na última posição entre 48 países. O contraste é claro: apesar da boa infraestrutura e da forte expansão de talentos, a presença feminina em IA segue muito aquém...
-
Relações comerciais extraterritoriais por região e UF: Região Norte
Um perfil da relevância das transações comerciais extraterritoriais para a composição da oferta de produtos da região Norte e de seus estados, no caso das importações, e na composição da demanda total desses produtos, no caso das exportações.
Introdução
Neste texto, terceiro da série de seis textos[1] sobre a corrente de comércio regional, aborda-se a relevância das transações comerciais da Região Norte com as demais regiões do país e com o resto do mundo. Além da região, foram analisadas, as transações comerciais extraterritoriais de cada um...